segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O CASO UNIBAN



Lastimo muito perceber que reitores de Universidades preocupam-se mais com vestes "anti-éticas" que com violências praticadas dentro da própria instituição.

É inacreditável ver a repercussão que o 'caso Geysi' está tendo. De um lado, uns defendem a garota, de outro defendem a atitude dos alunos que a hostilizaram. Uma outra parcela, mais conservadora, já declara que Geysi devia passar a estudar em um bordel.

De fato, o vestido era curto. Agora eu pergunto: isso justifica o fato de os alunos a terem segregado da maneira que o fizeram? Justifica a postagem de vídeos intitulados "puta da Uniban" e, mais que isso, é justificativa para a moça ser expulsa da universidade?

O advogado da Uniban, sem quaisquer provas concretas, acusa Geysi de, no dia 22/10, ter percorrido um caminho mais comprido que o costumeiro e, durante o trajeto, ter se insinuado, deixando a vista suas partes íntimas. Se isso, de fato, ocorreu, era um motivo para que a faculdade a repreendesse, da mesma maneira que repreende quaisquer alunos; não sendo motivo para uma revolução, como o que houve.

Acho que, no país em que vivemos, não podemos ponderar qual a maneira ética, ou legal, de se vestir, afinal, não somos muçulmanos e, tão logo, ninguém aqui deve se esconder por debaixo de véus, perfeito? No Brasil, basta que não se ande nu pelas ruas.

Além disso, devíamos hostilizar nossos representantes de Estado; esses sim, mesmo vestidos de smoking, nos ofendem princípios constitucionalmente garantidos.

Ademais, acerca dos agressores, nada parece ter sido feito. A Uniban parece defendê-los ao redigir, no anúncio de expulsão, o seguinte: "foi constatado que a atitude provocativa da aluna buscou chamar a atenção para si por conta de gestos e modos de se expressar, o que resultou numa reação coletiva de defesa do ambiente escolar". Acontece que eles não têm qualquer respaldo legal para agirem de tal maneira. Se, porventura, o regimento interno da Universidade possui alguma previsão que permita aos alunos agirem dessa maneira, isso não tem qualquer validade!

Para fechar essa questão, somente sugiro que as pessoas que apóiam o ato de vandalismo, assistam, ao menos uma vez, o programa Zorra Total, que vai ao ar pela Globo, todos os sábados, cerca de 22h00. Vejam se qualquer pessoa é legítima para pré-julgar essa garota. Dispenso maiores comentários, afinal todos conhecem o programa.

O certo é não desrespeitar os valores éticos, morais e sociais da Geysi, mesmo que ela tenha 'desrespeitado' os da Universidade...