sábado, 2 de janeiro de 2010

Wolfgang Amadeus Mozart

Concerto para piano nº. 20 - 1º movimento Allegro - K466

Se vale a sugestão: ouçam essa música!

Sem dúvidas é, senão a melhor, uma das melhores composições de Mozart.
Não posso explicar o motivo tecnicamente, já que não entendo lá essas coisas de música... mas é a música que eu defino como emocionante.

Ademais, aproveito a ocasião para, brevemente, narrar a vida desse pequeno grande músico.

Johann Chrysostom Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756, em Salzsburgo, na Áustria, sendo considerado um garoto prodígio, porquanto começou a compor com a idade de 5 anos. Em sua idade adulta, sabemos a importância cultural da obra de Mozart, dispensando demais comentários. Foi em 5 de dezembro de 1791 que Mozart veio a falecer, deixando inacabada uma de suas obras: o Requiem; sendo enterrado em uma vala comum, em Viena, não se tendo conhecimento do local exato de seu túmulo.
A saber, o K que antecede a nomenclatura de suas obras advém de uma catalogação das mesmas, realizada por Ludwig Köchel, daí a escolha da letra supra.

Espero ter sido breve, como prometera há pouco. E espero que a sugestão seja seguida e a obra de Mozart comece a entrar com mais frequência em vossos ouvidos.


"As paixões, sejam elas violentas ou não, nunca devem se expressar quando chegam a um ponto desagradável; a Música, mesmo nas piores situações, nunca deve agredir aos ouvidos, mas sim cativá-los e continuar sempre Música."
Mozart.

Um comentário:

  1. É Ellen, agora você ter que ir fundo nos eruditos, não sabe o que estava perdendo! Se precisar de alguma sugestão, sabe onde eu moro! =D

    ResponderExcluir